Hidratação com consumo de água

Qual o consumo ideal de água por dia?

Todos nós sabemos que a ingestão diária de água é fundamental para a nossa sobrevivência. Entretanto, existe muita dúvida a respeito da quantidade adequada para cada pessoa e se o número de litros indicado varia de acordo com o sexo e com a idade. (SANTOS, 2018)

Hidratação com consumo de água

A água é fundamental para o bom funcionamento do organismo, para o transporte de nutrientes, para a regulação da temperatura corporal, entre outras funções. Mais de 60% do corpo de um ser humano adulto é composto de água. (VARELLA, 2015)

Santos (2018) ressalta que devemos nos lembrar de que a água ingerida não pode ser inferior aquela eliminada pela urina, fezes, transpiração e respiração. Sendo assim, podemos perceber rapidamente que a quantidade de água que deve ser ingerida varia de pessoa para pessoa, dependendo de suas atividades diárias e de seu estado de saúde.

A quantidade de água que se deve beber depende da constituição física, do nível de atividade e da umidade do ar. O corpo humano perde uma quantidade significativa de água através da respiração, transpiração e urina. Por tudo isto, os especialistas têm recomendado que se beba aproximadamente 2 litros de água por dia. (WERNER; FRANKEN, 2018)

VARELLA (2015) destaca alguns fatores que influenciam e determinam a quantidade de água que devemos beber diariamente: Nível de atividade física, Clima, metabolismo, peso, dieta, estado geral, consumo de álcool.

A água desempenha um papel essencial em quase todas as funções do corpo humano, como por exemplo: digestão, absorção, transporte de nutrientes e excreção de substâncias. Muitas questões são constantemente levantadas quando se recomenda maior liberalidade no uso diário da água. A água auxilia na regulação da temperatura do corpo humano, elimina as toxinas através da urina e da transpiração, molda o bolo fecal, é usada intensamente no processo de respiração e faz a distribuição de muitos nutrientes pelos diversos órgãos do nosso corpo. Na sua falta, o sistema natural de limpeza e desintoxicação do organismo fica sempre muito prejudicado, contribuindo para o aparecimento das mais inúmeras doenças. (WERNER; FRANKEN, 2018)

 

Duas fontes pesquisadas com referência a quantidade recomendada:

Para Werner e Franken (2018) a recomendação:
Adulto: 2,5 l /dia ou 35 ml / kg de peso / dia
Crianças: 55 ml / kg de peso /dia
Bebês: 150 ml / kg de peso/ dia 

Para Santos (2018) a recomendação é de 35 ml de água para cada quilograma de massa: Litros de água diários = 35 x Peso

Benefícios do consumo de água:

Benefícios do Consumo de Água1) Beber água ajuda a emagrecer;
2) A água é fundamental para o crescimento muscular;
3) A água auxilia o bom funcionamento dos rins;
4) A água é uma boa alternativa para se livrar de infecções urinárias;
5) Ajuda contra dores de cabeça;
6) Ajuda contra a retenção de líquidos no corpo, o inchaço;
7) Melhora a pele;
8) Desintoxica o organismo;
9) Ajuda contra a constipação;
10) Ajuda as atividades cerebrais e os níveis de energia do organismo;
11) Melhora o funcionamento do intestino;
12) Previne cãibras;
13) Protege o coração;
14) Transporte de nutrientes;
15) Aumenta a resistência física;
16) Protege os olhos;
17) Absorção de vitaminas.

Durante os estudos realizados para o referido artigo o maior consenso indicado foi de que o consumo diária recomendado é de 35 ml de água por quilo corporal.  

Porém é de suma importância que todos fatores citados acima devem ser considerados, e que este consumo irá trazer inúmeros benefícios. Literalmente podemos dizer que se existisse um produto mágico, aquele que pode lhe trazer mais de 15 benefícios e se este fosse vendido, seria uma garrafa de água, portanto adquira este hábito, incorpore a ingestão de água durante seu dia, assim transformando nossa qualidade de vida. 

 

Referências



		
		
			

1 comentário em “Qual o consumo ideal de água por dia?”

  1. Eu sempre tive dores de cabeça bem fortes, e desde quando comecei a me exercitar, me alimentar melhor e beber bastante água, nunca mais tive essas dores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *